Alfabetiza Juntos SP – 1 ª Edição/2024

Prazo de conclusão
22 de dezembro de 2024
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

O curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2024 é uma iniciativa do Programa Alfabetiza Juntos SP, instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada aos profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino em parceria e com a colaboração da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação. Entre estas ações, temos o prazer de anunciar o lançamento do presente curso, que representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Este curso propõe reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador, abordando práticas pedagógicas, intervenções e monitoramento da aprendizagem. O curso se desenvolverá na interface entre a gestão educacional e as práticas pedagógicas, buscando garantir o aprimoramento do desempenho dos estudantes no processo de alfabetização.

Objetivos

• Proporcionar para os professores alfabetizadores a oportunidade da formação continuada viabilizando a atuação focada no processo da construção de uma alfabetização, considerando a educação integral dos estudantes se apropriem da leitura e escrita alfabética articulado ao desenvolvimento de habilidades de leitura e em práticas diversificadas de letramentos;
  • Mobilizar e aprofundar competências e habilidades necessárias aos professores alfabetizadores, para proporcionarem qualitativamente intervenções intencionais e práticas pedagógicas atendendo a realidade heterogênea de sua sala de aula a partir de indicadores de resultado de aprendizagem.

Pronto(a) para se juntar a nós? Veja o regulamento e preencha o formulário de inscrição. Contamos com a sua participação! 😊

Esta edição é direcionada especificamente aos servidores da Rede Municipal do Estado de São Paulo. Para essa ação serão ofertadas 36.000 vagas. Garanta já a sua participação e inscreva-se!

ATENÇÃO: servidores da Rede Estadual do Estado de São Paulo poderão se inscrever em uma edição específica voltada para a rede estadual.

Importante:

Importante: Todos os servidores municipais deverão estar obrigatoriamente com o cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED). Caso tenha dificuldades na inscrição, entre em contato via https://atendimento.educacao.sp.gov.br/.

Período Datas
Período de Inscrição Até 10/12/2024
Período para Confirmação de Matrícula Até 11/12/2024 às 12h
Período para Realização das Atividades Até 22/12/2024

A formação conta com 6 (seis) módulos, descritos abaixo.

ATIVIDADE CONTEÚDO CARGA HORÁRIA
Módulo 1 Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar. 10h
Módulo 2 Diagnóstico: Avaliação a serviço do planejamento 10h
Módulo 3 Agrupamento Produtivo e Modalidades Organizativas da rotina. 10h
Módulo 4 A criança como leitora: Estratégias e Práticas de Leitura. 10h
Módulo 5 Gêneros textuais: recursos potentes nas práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização 10h
Módulo 6 O desenvolvimento da fluência. 10h

Para aprovação e certificação no curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2024, o cursista deverá ter:

• frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
  • mínimo de 75% de aproveitamento (Satisfatório) e de 0 a 75% de aproveitamento (Insatisfatório).

O certificado de aprovação no curso será emitido pela EFAPE aos profissionais que atendam os critérios de certificação definidos. É importante destacar que o certificado será emitido somente após o término oficial do curso e sua respectiva homologação no Diário Oficial do Estado (DOE).