Por meio do Plano Estratégico 2019 – 2022 da SEDUC-SP, no que diz respeito ao objetivo de “Profissionalizar a gestão de pessoas”, estão ancoradas propostas consistentes de formação continuada que preparem os educadores para os desafios da Escola Pública. Os cursos do Currículo Em Ação considerarão os componentes do ciclo de Gestão da Aprendizagem, para a implementação das ações do novo Currículo, com o objetivo de elevar o aprendizado de todos os estudantes da Rede Estadual de São Paulo, além de promover a conclusão das diferentes etapas da Educação Básica na idade certa.
Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
Aos profissionais das Redes Municipais do Estado de São Paulo, de cada município, responsáveis pela formação do Currículo Em Ação, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação, nos cargos e/ou funções de: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Básica I e II, Monitor, Auxiliar e Cuidador.
Importante: Todos os servidores deverão estar com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
Atenção: todos os aprovados nos cursos Currículo Em Ação no ano de 2021 não poderão realizar a inscrição nessa edição.
Os segmentos envolvidos são:
As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas, pelo profissional público-alvo da ação, no período de 15 de fevereiro a 24 de maio de 2022.
ATENÇÃO! Foi prorrogado o prazo para o primeiro período de inscrições para o dia 11/03, com acesso ao curso no AVA-EFAPE no dia 17/03.
Para as inscrições realizadas a partir do dia 12/03, o acesso ao AVA-EFAPE será liberado, considerando-se as datas conforme o cronograma a seguir:
Inscrição realizada no período de: |
Início do curso no AVA-EFAPE |
Término do curso no AVA-EFAPE |
---|---|---|
15/02 a 11/03/2022 | 17/03/2022 |
27/06/2022 |
12/03 a 28/03/2022 | 01/04/2022 | |
29/03 a 25/04/2022 | 29/04/2022 | |
29/04 a 12/05/2022 | 18/05/2022 | |
13/05 a 24/05/2022 | 30/05/2022 |
Aviso aos Inscritos!
Você, que realizou a sua inscrição neste curso até o dia 24/05/2022, já pode iniciar as suas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE)!
Fique atento ao cronograma e programe-se para não perder o prazo!
Bons estudos!
O curso contará com carga horária total mínima de 50 horas, e contemplará as seguintes premissas:
ATENÇÃO: Cada cursista deverá realizar, pelo menos, duas etapas específicas do Módulo 2, desde que correlatas à sua prática. A saber:
– Aos Professores de Educação Básica I, recomenda-se a realização de duas etapas correspondentes a EI e EFAI ou EFAI e EFAF;
– Aos Professores de Educação Básica II, será obrigatória a realização de duas etapas correspondentes a EFAF e EM;
– Caberá aos gestores escolares decidirem quais etapas serão mais aderentes à prática profissional de cada um deles.
Importante! O cursista, caso quiser, poderá realizar três Módulos 2, totalizando 65 horas ou mesmo quatro Módulos 2, totalizando 80 horas.
Confira a temática dos módulos a carga horária de cada um deles:
Módulo | Nome do Módulo | Temas | Carga Horária |
---|---|---|---|
1 | Os fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação | – Educação Integral e o desenvolvimento de competências; – Alfabetização, letramento e multiletramentos em todas as áreas; – O estudante como consumidor e produtor de tecnologia digital; – Práticas de avaliação para a melhoria das aprendizagens; – A construção do Projeto de Vida dos estudantes. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Educação Infantil | – Características dos estudantes; – Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Instituições de Educação Infantil e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Anos Iniciais | – Características dos estudantes; – Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Escola e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Anos Finais | – Características dos estudantes; – Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Escola e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Ensino Médio | – Características dos estudantes; – Aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento; – Escola e implementação do Novo Ensino Médio. |
15 horas |
3 | Os compromissos necessários à implementação efetiva do Currículo em Ação | – Políticas públicas, práticas pedagógicas e/ou de gestão e promoção da equidade; – Trabalho coletivo, implementação curricular e melhoria das aprendizagens; – Engajamento pessoal e desenvolvimento profissional. |
5 horas |
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
a. As atividades dos conteúdos dos módulos são compostas por questões objetivas;
b. A atividade avaliativa não poderá ser realizada após o prazo estipulado. Encerrado este período, não serão aceitas justificativas para o envio das questões não enviadas;
c. Para ter aprovação no curso, o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento Satisfatório no total de atividades propostas.