Por meio do Plano Estratégico 2019 – 2022 da SEDUC-SP, no que diz respeito ao objetivo de “Profissionalizar a gestão de pessoas”, estão ancoradas propostas consistentes de formação continuada que preparem os educadores para os desafios da Escola Pública. Os cursos do Currículo em Ação considerarão os componentes do ciclo de Gestão da Aprendizagem, para a implementação das ações do novo Currículo, com o objetivo de elevar o aprendizado de todos os estudantes da Rede estadual de São Paulo e promover a conclusão das diferentes etapas da Educação Básica na idade certa.
Importante: Todos os servidores deverão estar com o cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
Os segmentos envolvidos são:
As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas, por cada profissional público-alvo da ação, no período de 13 de julho a 16 de agosto de 2021.
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
O curso terá início em 23 de agosto e término em 15 de dezembro, contará com carga horária total mínima de 50 horas distribuídas e contemplará as seguintes premissas:
O cursista poderá, caso quiser, realizar três etapas específicas no Módulos 2, totalizando 65 horas, ou mesmo quatro etapas específicas, totalizando 80 horas.
ATENÇÃO! Cada cursista deverá realizar pelo menos duas etapas específicas, do Módulo 2, desde que correlatas à sua prática. A saber:
Aos Professores de Educação Básica I, recomenda-se a realização de duas etapas correspondentes a EI e EFAI ou EFAI e EFAF;
Aos Professores de Educação Básica II, será obrigatória a realização de duas etapas correspondentes a EFAF e EM;
Caberá aos gestores escolares decidirem quais etapas serão mais aderentes à prática profissional de cada um deles.
Reforçamos neste Regulamento que os profissionais, os quais tiverem interesse e disponibilidade, poderão realizar três ou todas as etapas específicas do Módulo 2 – EI, EFAI, EFAF e EM; no entanto, para fins de certificação inicial, tendo em vista o caráter de obrigatoriedade para isso, deverão ser efetuadas duas específicas e correlatos à prática de cada um deles.
Módulo |
Nome do Módulo |
Temas | Período de realização |
Carga horária |
1 | Os fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação |
– Educação Integral e o desenvolvimento de competências – Alfabetização, letramento e multiletramentos em todas as áreas – O estudante como consumidor e produtor de tecnologia digital – Práticas de avaliação para a melhoria das aprendizagens – A construção do Projeto de Vida dos estudantes |
A partir de 23 de agosto a 15 de dezembro de 2021 | 15 horas |
2 | Especificidades da etapa – Educação Infantil |
– Características dos estudantes – Práticas pedagógicas, aprendizagem e desenvolvimento – Instituições de Educação Infantil e implementação curricular |
A partir de 06 de setembro a 15 de dezembro de 2021 | 15 horas |
2 | Especificidades da etapa – Anos Iniciais |
– Características dos estudantes – Práticas pedagógicas, aprendizagem e desenvolvimento – Escola e implementação curricular |
A partir de 06 de setembro a 15 de dezembro de 2021 | 15 horas |
2 | Especificidades da etapa – Anos Finais |
– Características dos estudantes – Práticas pedagógicas, aprendizagem e desenvolvimento – Escola e implementação curricular |
A partir de 06 de setembro a 15 de dezembro de 2021 | 15 horas |
2 | Especificidades da etapa – Ensino Médio |
– Características dos estudantes – Aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento – Escola e implementação do Novo Ensino Médio |
A partir de 06 de setembro a 15 de dezembro de 2021 | 15 horas |
3 | Os compromissos necessários à implementação efetiva do Currículo em Ação | – Políticas públicas, práticas pedagógicas e/ou de gestão e promoção da equidade
– Trabalho coletivo, implementação curricular e melhoria das aprendizagens – Engajamento pessoal e desenvolvimento profissional |
A partir de 21 de setembro a 15 de dezembro de 2021 | 5 horas |
a. As atividades dos conteúdos dos módulos são compostas por questões objetivas;
b. A atividade avaliativa não poderá ser realizada após o prazo estipulado no cronograma. Encerrado este período, não serão aceitas justificativas para o envio das questões não enviadas.
c. Para ter aprovação no curso, o(a) cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento satisfatório no total de atividades propostas.
Para mais informações e orientações sobre como acessar e encaminhar a sua dúvida ou solicitação, clique aqui!