Encerrado
Prazo de conclusão
10 de agosto de 2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

SOBRE O CURSO

O curso Currículo em Ação (Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional) – Básico – 1ª Edição/2023 foi elaborado para atender a uma necessidade formativa detectada pela Rede de Ensino Estadual Paulista, visando a ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação.

O curso tem como principais objetivos:

• Explorar os fundamentos e as principais características do Currículo em Ação nas suas práticas como formador de formadores;
  • Aprofundar conhecimentos pedagógicos (o que, como e para quem ensinar e por que avaliar) para estruturar ações de formação de formadores e formação de professores;
  • Analisar resultados educacionais e outros indicadores, bem como estratégias que possam ser implementadas para a melhoria das aprendizagens dos estudantes.

A QUEM SE DESTINA

O curso será ofertado:

1. Aos servidores da Seduc-SP do Quadro do Magistério (QM):
    • Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional;
  2. Aos profissionais das Redes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo:
    • Supervisor Municipal de Ensino. *

* Atenção: Os servidores das Redes Municipais de Ensino que não estiverem com seus cadastros atualizados na Secretaria Escolar Digital (SED), deverão entrar em contato com CRH de sua Diretoria para regularização dos seus dados.

A inscrição no curso será possível somente após essa regularização!

Clique aqui para obter as orientações referentes a regularização do cadastro.

Importante: O servidor estadual ou municipal deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas por adesão, e deverão ser realizadas por cada profissional, público-alvo da ação, no período de 10/05 (a partir das 10 horas) a 28/05/2023.

As vagas ofertadas para essa ação são limitadas, e serão disponibilizadas conforme abaixo:

Perfil Vagas
Servidores da Seduc-SP 1.200
Servidores das Redes Municipais de Ensino 200

Servidor Municipal, Atenção!

Após a regularização de seu cadastro na Secretaria Escolar Digital (SED), você deverá aguardar a atualização de seus dados, que serão refletidos automaticamente no formulário de inscrição. Essa atualização será realizada nos dias 11, 18 e 25/05.

Desta forma, a liberação de seu acesso ao formulário de inscrição dependerá da data em que o seu cadastro foi realizado e/ou atualizado na SED.

Exemplo 1: se o seu cadastro foi atualizado na SED no dia 10/05, você terá acesso ao formulário de inscrição no dia 12/05.

Exemplo 2: se o seu cadastro foi atualizado na SED no dia 19/05, você terá acesso ao formulário de inscrição somente no dia 26/05.

Fique atento às datas e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo canal “Fale com a Seduc”.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

As atividades do curso deverão ser realizadas no período entre 10/05 e 10/08/2023.

MODALIDADE

O curso será ofertado a distância, em formato autoinstrucional (com tutoria, interação ou mediação, por meio do AVA-EFAPE (Seduc-SP) e do AVA-EFAPE (Municípios).

CARGA HORÁRIA, ESTRUTURA E CRONOGRAMA

O curso possui carga horária total de 30 horas, com os conteúdos organizados em seis módulos, conforme os quadros a seguir:

Módulos Nome dos módulos Tema dos módulos Carga horária por módulo Período de realização dos módulos
1 Formação de formadores: significado e sentido
  • O papel estratégico do formador na Formação Continuada;
  • O lócus do formador na implementação do Currículo em Ação.
5 horas de 10/05 a 29/05/2023
2 A formação centrada nas múltiplas identidades e no desenvolvimento dos sujeitos
  • O Currículo em Ação e o respeito à história construída pelos diferentes sujeitos;
  • As diferentes vozes para garantia da gestão democrática participativa.
5 horas de 19/05 a 29/05/2023
Período de atualização dos Módulos 1 e 2 De 30/05 a 07/06/2023
3 Princípios da formação de formadores
  • Estratégias da formação de formadores articuladas ao Currículo em Ação;
  • Os ambientes formativos: espaços de saber e experiências coletivas.
5 horas de 12/06 a 20/06/2023
4 Metodologias e estratégias da formação de formadores
  • Metodologias e estratégias da formação de professores.
5 horas de 21/06 a 29/06/2023
Período de atualização dos Módulos 3 e 4 De 30/06 a 10/07/2023
5 A formação das equipes com foco no acompanhamento, no monitoramento e na avaliação da implementação do Currículo em Ação
  • A intencionalidade pedagógica: indicadores e registros no processo de implementação;
  • Acompanhar, monitorar e avaliar: ações fundamentais para garantir a implementação do Currículo em Ação
5 horas de 11/07 a 19/07/2023
6 A ação supervisora: acompanhamento e desenvolvimento formativo para garantir a melhoria da qualidade das aprendizagens de todos os estudantes
  • O papel estratégico da Supervisão de Ensino/Supervisor Educacional no apoio às escolas para a implementação do Currículo em Ação.
5 horas de 20/07 a 28/07/2023
Período de atualização dos Módulos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 De 31/07 a 10/08/2023

AVALIAÇÃO

Para aprovação e certificação no curso, o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e obter aproveitamento Satisfatório (51% a 100%) no total das atividades avaliativas.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de aprovação nos cursos serão emitidos pela EFAPE aos profissionais que atenderem aos critérios de certificação definidos para esta ação.