As últimas décadas tornaram ainda mais evidente o caráter multifacetado da profissão docente. Os desafios da profissão docente demandam do educador não somente o domínio sobre o conteúdo ou conhecimentos de didática, mas a mobilização de um conjunto amplo de saberes e competências. O professor é o profissional que tem o papel essencial de mediar o desenvolvimento integral dos estudantes, com o propósito de formá-los para estarem preparados para superar os desafios do século XXI.
Com a consolidação das propostas de Educação Integral, foi percebida de forma crescente a importância de apoiar os educadores em suas formações, em todas as dimensões, incluindo um amplo espectro de competências socioemocionais relevantes para a prática profissional docente.
Assim, o principal objetivo do estudo Mapeamento Socioemocional de Educadores é auxiliar os educadores para terem maior autoconhecimento sobre as competências socioemocionais fundamentais para os seus trabalhos como docentes e, assim, auxiliá-los a lidar com demandas profissionais, emoções, relacionamento partindo do individual para com os outros, de forma a resguardar a saúde, bem-estar e satisfação com o trabalho, além de favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes.
O presente estudo será realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). A iniciativa faz parte dos esforços da Rede Paulista de Ensino para implementar a BNCC e fortalecer seu compromisso com a Educação Integral.
A quem se destina
Ao Professor de Educação Básica I (PEB I) e Professor de Educação Básica II (PEB II), com contrato ativo na Secretaria Escolar Digital (SED).
Período de resposta
Esta pesquisa ficará disponível entre 20 de maio e 08 de julho de 2021.
Modalidade
A coleta de dados ocorrerá por meio da plataforma de pesquisa online do IAS, e poderá ser acessada por meio do link informado ao final desta página.
Pontos importantes
Como responder a pesquisa
Pronto! Você já poderá participar deste importante mapeamento.
O Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que produz conhecimento com base em evidências para fundamentar o desenho de políticas públicas e práticas pedagógicas, apoiando gestores, educadores e estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Por meio de ações próprias ou com terceiros, promove a disseminação de conhecimento científico sobre Educação com toda a sociedade.
Considerando sua trajetória no estudo e no desenvolvimento das competências socioemocionais, o Instituto tem apoiado a Rede de Ensino do Estado de São Paulo por meio de assessoria técnica, compartilhamento de conhecimentos e construção conjunta de saberes e práticas sobre o desenvolvimento pleno dos estudantes e dos educadores.
A história de trabalho conjunto entre o Instituto Ayrton Senna e a SEDUC – SP teve início em 2003, com o SuperAção Jovem, que já introduzia práticas para o Protagonismo Juvenil e o desenvolvimento de Competências. Atualmente, a parceria acontece em diversas iniciativas, como o componente de Projeto de Vida, a elaboração dos materiais de recuperação da aprendizagem (articulando cognitivo e socioemocional) e formações voltadas para o socioemocional de educadores. De forma transversal, o aporte do Instituto inclui a formação de educadores, a criação de materiais didáticos e conteúdos de competências socioemocionais para professores e estudantes, e avaliação socioemocional, com objetivo de contribuir com a política educacional paulista e a visão de oferecer uma Educação Integral e significativa para o estudante do século XIX.
Ficou com dúvida? Fale conosco!
Para mais informações e orientações sobre como acessar e encaminhar a sua dúvida ou solicitação, clique aqui!