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Mapeamento Socioemocional de Educadores

As últimas décadas tornaram ainda mais evidente o caráter multifacetado da profissão docente. Os desafios da profissão docente demandam do educador não somente o domínio sobre o conteúdo ou conhecimentos de didática, mas a mobilização de um conjunto amplo de saberes e competências. O professor é o profissional que tem o papel essencial de mediar o desenvolvimento integral dos estudantes, com o propósito de formá-los para estarem preparados para superar os desafios do século XXI.

Com a consolidação das propostas de Educação Integral, foi percebida de forma crescente a importância de apoiar os educadores em suas formações, em todas as dimensões, incluindo um amplo espectro de competências socioemocionais relevantes para a prática profissional docente.

Assim, o principal objetivo do estudo Mapeamento Socioemocional de Educadores é auxiliar os educadores para terem maior autoconhecimento sobre as competências socioemocionais fundamentais para os seus trabalhos como docentes e, assim, auxiliá-los a lidar com demandas profissionais, emoções, relacionamento partindo do individual para com os outros, de forma a resguardar a saúde, bem-estar e satisfação com o trabalho, além de favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes.

O presente estudo será realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). A iniciativa faz parte dos esforços da Rede Paulista de Ensino para implementar a BNCC e fortalecer seu compromisso com a Educação Integral.

A quem se destina

Ao Professor de Educação Básica I (PEB I) e Professor de Educação Básica II (PEB II), com contrato ativo na Secretaria Escolar Digital (SED).

Período de resposta

Esta pesquisa ficará disponível entre 20 de maio e 08 de julho de 2021.

Modalidade

A coleta de dados ocorrerá por meio da plataforma de pesquisa online do IAS, e poderá ser acessada por meio do link informado ao final desta página.

Pontos importantes  

  • Após a coleta da pesquisa, os dados serão analisados de forma agrupada e não individualmente, ou seja, os dados pessoais dos educadores e respostas são sigilosos e não serão, portanto, revelados em momento algum;
  • O Mapeamento Socioemocional de Educadores NÃO TEM como objetivo e nem deverá ser utilizado para:
    • Responsabilizar o(a) educador(a) ou criar subsídios para políticas de bônus ou sanção;
    • Traçar um perfil ideal de educador(a), uma vez que ele inexiste e que o trabalho do profissional é afetado por uma diversidade de características pessoais e variáveis do ambiente escolar;
    • Subsidiar a criação de rankings, pois estes não promovem o desenvolvimento, e as competências socioemocionais são apenas um dos diversos aspectos que integram o trabalho docente;
    • Justificar ou naturalizar comportamentos que não contribuem com o desenvolvimento profissional do(a) educador(a), para o clima de sala de aula ou para a aprendizagem dos estudantes;
    • Apresentar um resultado imutável sobre cada profissional individualmente, pois as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio de experiências formais e informais de aprendizagem ao longo da vida.

Como responder a pesquisa

  1. Ao final desta página, clique no link “Responda a pesquisa”;
  2. Por fim, na tela seguinte, leia o “Termo de Consentimento Para Tratamento de Dados Pessoais” e, ao concordar com termos, preencha os campos solicitados com as informações abaixo:
    • Código: utilize o seu CPF (onze dígitos, sem pontos ou hífen)
    • Senha: senna2

Pronto! Você já poderá participar deste importante mapeamento.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que produz conhecimento com base em evidências para fundamentar o desenho de políticas públicas e práticas pedagógicas, apoiando gestores, educadores e estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Por meio de ações próprias ou com terceiros, promove a disseminação de conhecimento científico sobre Educação com toda a sociedade.

Considerando sua trajetória no estudo e no desenvolvimento das competências socioemocionais, o Instituto tem apoiado a Rede de Ensino do Estado de São Paulo por meio de assessoria técnica, compartilhamento de conhecimentos e construção conjunta de saberes e práticas sobre o desenvolvimento pleno dos estudantes e dos educadores.

A história de trabalho conjunto entre o Instituto Ayrton Senna e a SEDUC – SP teve início em 2003, com o SuperAção Jovem, que já introduzia práticas para o Protagonismo Juvenil e o desenvolvimento de Competências. Atualmente, a parceria acontece em diversas iniciativas, como o componente de Projeto de Vida, a elaboração dos materiais de recuperação da aprendizagem (articulando cognitivo e socioemocional) e formações voltadas para o socioemocional de educadores. De forma transversal, o aporte do Instituto inclui a formação de educadores, a criação de materiais didáticos e conteúdos de competências socioemocionais para professores e estudantes, e avaliação socioemocional, com objetivo de contribuir com a política educacional paulista e a visão de oferecer uma Educação Integral e significativa para o estudante do século XIX.

 

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    • Assunto: EFAPE
    • Categoria: Cursos
    • Subcategoria: Pesquisa Competências Socioemocionais (IAS)

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