Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 1 – 2ª Edição/2023

Prazo de conclusão
15 de dezembro de 2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

O Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) objetiva promover a formação continuada das lideranças educacionais da rede de ensino pública estadual de São Paulo, de forma a conduzirem seus processos de gestão com assertividade, ética, transparência e eficiência.

O Curso PDL apresentará o conceito e os tipos de liderança, seus pilares e as premissas da avaliação da educação básica, de modo a contribuir para a melhoria dos processos, dos programas e da gestão de pessoas.

O Programa tem como principais objetivos:

• Na gestão escolar: aperfeiçoar os profissionais nas principais áreas da gestão educacional, oferecendo-lhes subsídios para atuação prática na função de gestor;
  • Na Diretoria de Ensino: subsidiar a atuação junto aos diretores de escola/escolares.
Ficou interessado e quer participar desta ação? Consulte as regras e orientações no Regulamento e acesse os formulários para se inscrever. Esperamos por você!
  • SEDUC-SP:

Aos servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).

• Municípios:

Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo.

Importante:

• O servidor estadual ou municipal deverá estar obrigatoriamente com o seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
  • Os servidores que tenham sido aprovados na 1ª Edição/2023 estão impedidos de realizar a inscrição novamente.

Inscrições e realização do curso

• As inscrições serão realizadas por adesão e deverão ser efetivadas pelo profissional público-alvo da ação no período de 06/07, a partir das 10 horas, a 04/09/2023.
  • O acesso às atividades no AVA-EFAPE será disponibilizado imediatamente após a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada até o dia 22/11/2023.
  • As atividades no AVA-EFAPE deverão ser realizadas entre 06/07 e 15/12/2023.

Para ser aprovado, o cursista deverá obter frequência e aproveitamento total de 100% (cem por cento).

Os conteúdos apresentados no Curso 1 serão:

• Gestão de Pessoas: o que é, importância e aplicação;
  • Liderança: Tipos e sua Importância;
  • A atuação do Gestor no processo de Apoio Presencial em Aula;
  • A Aprendizagem Ativa no Ambiente Escolar;
  • Frequência Escolar: estratégias e orientações;
  • Sistema de Avaliação da Educação.