Pilares do Futuro remete aos 4 pilares da educação da UNESCO. São eles: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses princípios também inspiraram as chamadas competências socioemocionais e as competências gerais da BNCC.
A plataforma foi lançada em agosto de 2020 e é um recurso educacional aberto (REA), gratuito e de código aberto. A iniciativa é uma parceria do Instituto Educadigital com a UNESCO Representação Brasil, a Cátedra UNESCO em EaD, que fica na Universidade de Brasília, o Instituto Unibanco e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Entre os temas abordados nos projetos compartilhados na plataforma estão: cyberbulling, proteção de dados, direito autoral, saúde emocional e física na internet, inteligência artificial, fake news, democracia, liberdade de expressão e superexposição de imagens.
Para a segunda chamada, o comitê curador conta com novos participantes, como o educador português Tito de Morais, fundador do Projeto Miúdos Seguros na Net, e as professoras Michelle Freitas e Janaína Rozário, que registraram práticas na Pilares na primeira chamada em 2020.
Segundo Priscila Gonsales, diretora do Educadigital, a curadoria tem o papel de apoiar e trazer sugestões para a melhoria da prática, como uma orientação e não como uma avaliação.
“Falar em ‘pilar’ também remete a base, alicerce, tudo aquilo que desejamos, para uma educação de qualidade. Há anos diversos materiais disponíveis sobre cidadania digital, mas ainda é muito desafiante para os professores trabalharem essa temática em sala de aula, precisávamos de referências de práticas concretas”, explica a educadora Rosa Lamana, uma das idealizadoras da iniciativa.
De acordo com a pesquisa TIC Educação 2019 do CGI.br, 57% dos professores de escolas públicas e 75% de escolas privadas gostariam de mais orientações sobre como trabalhar com os alunos o uso seguro, consciente e responsável da internet. Entre os participantes do levantamento, 39% já ajudaram algum aluno a enfrentar situações como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento na internet.
A quem se destina: Profissionais da Educação. |
Inscrições: A segunda chamada receberá inscrições até o dia 09/05. |
Informações: Acesse aqui. |