Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

CONSCIÊNCIA NEGRA

14.11.2023

Que tal conhecer conteúdos que inspiram e fazem pensar?

Neste mês da Consciência Negra, abrimos espaço para refletirmos sobre a história e a cultura negra enquanto celebramos a luta de Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes quilombolas do país. Morto em 20 de novembro de 1695, Zumbi desempenhou um papel fundamental na luta e na resistência contra o sistema escravagista da época.

O que é consciência negra?

O parecer que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentam a seguinte definição sobre consciência negra: “Pedagogias de combate ao racismo e a discriminações elaboradas com o objetivo de educação das relações étnico/raciais positivas têm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra”.

Por isso, aproveitamos a oportunidade e selecionamos quatro palestras inspiradoras que lançam luz sobre experiências e perspectivas valiosas e nos incentivam a repensar o senso comum sobre a identidade negra, discriminação racial e o caminho para um futuro mais inclusivo.

“A Psicologia do Cabelo dos Negros”, por Johanna Lukate*

Nesta palestra esclarecedora, a psicóloga social e cultural Johanna Lukate aborda a história e a psicologia por trás do cabelo das mulheres negras. Ela nos lembra que o cabelo não é neutro e como histórias de escravidão e discriminação estão entrelaçadas com a identidade negra. Uma oportunidade de compreender melhor as complexidades da feminilidade negra e a estética corporal.
*Áudio em inglês com legendas em português.

“Afrofuturo”, por Morena Mariah

Morena Mariah nos convida a uma viagem no tempo, explorando o passado e o futuro do povo negro. Ela nos inspira a olhar para o futurismo como uma ferramenta para superar desafios e construir um mundo mais inclusivo. Sua abordagem positiva e enfatização na importância da troca de conhecimentos nos ensinam a ver as favelas como soluções e não como problemas.

“Racismo Estrutural”, por AD Junior

Nesta palestra, AD Junior analisa o racismo estrutural no Brasil. Ele traça uma linha do tempo mostrando como elementos da legislação brasileira perpetuam desigualdades raciais. Uma visão crítica e necessária sobre as barreiras que ainda existem, mesmo nos dias de hoje.

“O Perigo de uma História Única”, por Chimamanda Adichie*

A famosa palestra de Chimamanda Adichie nos alerta sobre os perigos da falta de diversidade de perspectivas. Ela nos ensina que ouvir apenas uma única história pode levar a mal-entendidos e preconceitos.
*Áudio em inglês com legendas em português.

Gostou dessa notícia? Array