A leitura que eu indico chama-se “Linguagem Online: Textos e Práticas Digitais”, de David Barton e Carmen Lee, um livro fantástico que nos faz entender um pouco mais sobre a linguagem que ocorre nas redes sociais, principalmente. Foi feita uma pesquisa para identificar o quanto dessa linguagem poderia virar instrumento de ensino. Então, eu recomendo esse livro a todos os educadores que querem entender um pouco mais como funciona essa linguagem da internet, e também como potencializá-la para ser um poderoso instrumento a ser trabalhado em sala de aula. É importante hoje a gente contextualizar o ensino das tecnologias nas nossas aulas, e o caminho é ver o interesse que os alunos têm pelas redes sociais e potencializar isso para que ações sejam criadas em cima de um objeto de ensino, inspirando esses alunos a refletirem e a usarem de forma ética. Conforme a BNCC nos sinaliza – a tecnologia é uma das 10 competências de ensino. É importante refletir sobre esse mundo, incorporando-o nas nossas aulas, mas com ações de pertencimento que permitam que os alunos saiam da passividade e venham para o centro do processo da aprendizagem.”
Débora Garofalo é professora da Escola Municipal Almirante Ary Parreiras onde desenvolve trabalhos de robótica com sucata no Ensino Fundamental. Seu projeto ficou entre os 10 melhores do Global Teacher Prize, o “Nobel da Educação”. Ela é a primeira mulher brasileira a ficar entre os finalistas.