Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Leitura de Junho

07.06.2021

Clube de Leitura “Gato Preto” discute “A Hora da Estrela”, no dia 25/06

A obra do mês é de Clarice Lispector, uma das mais importantes e populares escritoras da literatura em língua portuguesa. Em 2020, comemoramos o centenário de seu nascimento.

Clarice Lispector (Ucrânia, 10/12/1920 – Rio de Janeiro 09/12/1977) foi autora de diversos contos, romances e ensaios. Além de escritora, ela também atuou como jornalista. Nasceu em família judaica russa e emigrou para o Brasil por causa da Guerra Civil Russa, quando ocorreu uma forte perseguição aos judeus. Sua obra traz cenas do cotidiano e é marcada por uma narrativa com forte carga dramática e tramas psicológicas que se aproximam da metafísica.

“A Hora da Estrela”, último romance escrito por Clarice Lispector, conta a história de Macabéa, jovem órfã alagoana que vive no Rio de Janeiro, criada por uma tia religiosa e moralista. Trabalha como datilógrafa e mora em uma pensão, onde divide o quarto com mais três mulheres. A partir da vida miserável da personagem, a autora desenvolve reflexões de cunho filosófico e existencial.

O encontro para discutir sobre o livro será realizado no dia 25/06, em dois horários: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h, via Microsoft Teams.

É necessário enviar um e-mail para: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br , além de fazer a leitura prévia da obra.

Veja abaixo depoimentos de participantes do encontro de maio, que teve como tema a obra “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo.

“No último encontro virtual do Clube de Leitura “Gato Preto”, discutimos o livro “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Tive a oportunidade de compreender melhor a literatura da segunda geração do romantismo e seus escritores que, por meio de suas publicações, retratavam a situação da juventude da época, principalmente a depressão causada pelas muitas mortes por conta da tuberculose. As histórias de “Noite na Taverna” trazem a fantasia da literatura gótica, porém, com um pouco da realidade da época. Para mim, estar participando desse clube é enriquecedor para a minha prática pedagógica atual, por ter minha formação em Educação Física e não ter tido um contato tão profundo com a arte literária.”

Nely Ribeiro

PEI Moacir Thomaz da Silva

Diretoria de Ensino de Itapevi

“Participar dos encontros do Clube de Leitura “Gato Preto” tem sido uma experiência muito gratificante, de crescimento literário e compartilhamento de percepções diferentes sobre a mesma obra. É uma roda de conversa onde partilhamos sobre nossa viagem literária!”

Gelson Donisete Candido

EE Lázaro Franco de Moraes

Diretoria de Ensino de Jaú

Gostou dessa notícia? Array