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AS PARCERIAS E AS AÇÕES FORMATIVAS

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) tem o objetivo de assegurar a Educação Continuada dos profissionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), para o exercício do Magistério e da Gestão do Ensino Básico, mediante às ofertas de formação e aperfeiçoamento para esses servidores, por meio dos cursos de Atualização ou Extensão Cultural ofertados de acordo com as suas necessidades.

Para a realização e o desenvolvimento das ações formativas, contamos também com a colaboração de diversas parcerias entre a EFAPE e Instituições de Ensino Superior, Instituições Credenciadas, Entidades de Classe, Secretarias do Estado de São Paulo, dentre outras.

Contando com o conhecimento dessas instituições no desenvolvimento de conteúdos especializados, as parcerias possibilitam a ampliação e diversificação das ações de formação profissional oferecidas pela EFAPE aos servidores da Educação.

Para ter a possibilidade de oferecer cursos de Atualização ou Extensão cultural em parceria com a EFAPE, a instituição precisar ser CREDENCIADA à SEDUC-SP, e nesta página você terá as informações necessárias para a realização deste credenciamento.

Credenciamento

O credenciamento tem o objetivo de verificar a expertise e a capacidade (técnica e estrutural) da instituição ou entidade particular, para ofertar cursos de atualização e extensão cultural (carga horária mínima de 30 horas) sem ônus aos servidores da Rede de Ensino Pública Estadual.

O ato de credenciamento é analisado por uma comissão específica designada pela coordenação da EFAPE, a quem cabe, entre outras atribuições, orientar e analisar a documentação encaminhada pela Instituição interessada, a fim de verificar se atendem aos requisitos necessários.

Clique em um tema abaixo para acessar as orientações e os documentos necessários ao credenciamento.

Instituições de Ensino Superior, Entidades de Classe e Secretarias do Estado de São Paulo NÃO necessitam de credenciamento.

Informações importantes para o credenciamento ou Elegibilidade

• Tratando-se de oferta de ações formativas a distância, as instituições e as entidades particulares deverão comprovar que possuem plataforma de aprendizagem virtual, além dos demais recursos tecnológicos pertinentes para a viabilização da formação;

• Tratando-se de oferta de ações formativas presenciais, as instituições e as entidades particulares deverão comprovar que possuem espaço físico, além dos demais recursos tecnológicos ou não pertinentes para a viabilização da formação;

• Em relação à plataforma de ambiente virtual de aprendizagem da instituição, pedimos um detalhamento desta, em aspectos tais como:

• Qual a modalidade dos cursos (são livres, de extensão ou aperfeiçoamento)?

• Como estão estruturados (por módulos, por exemplo)?

• São autoinstrucionais ou com tutoria?

• Qual a carga horária?

• Ainda em relação ao ambiente virtual, descrever como são e como funcionam as ferramentas neste disponíveis e, além disso, informar se os cursos são ofertados com tutoria, a duração destes, a disposição dos módulos, layout, enturmação dos cursistas (agrupamento em turmas), como são disponibilizadas as atividades dos cursistas e a avaliação / pesquisa de opinião do curso, bem como outros aspectos que forem considerados pertinentes;

• Reiteramos que, para as instituições e as entidades particulares serem credenciadas, deverão ter capacidade para atender, em suas ações formativas, a toda a Rede de ensino Pública Estadual Paulista;

• O ato de credenciamento de que trata este artigo, após análise e deferimento, será expedido pela EFAPE no prazo de 90 (noventa) dias úteis, contados a partir da data em que tiver sido efetuado o protocolo do pedido;

• O credenciamento obtido pelas instituições públicas não estatais e as entidades particulares terá vigência de dois anos, contados a partir da data da publicação deste, em Diário Oficial do Estado, sendo prorrogável por mais dois anos;

• Se ao longo da execução da ação formativa, durante a vigência do credenciamento, o credenciado deixar de atender ou corresponder a alguns dos critérios e ou às exigências, este será cancelado.

Documentos necessários para o credenciamento

As Instituições e Entidades Particulares interessadas em obter o credenciamento, para proposição de cursos de atualização e extensão cultural, deverão encaminhar à EFAPE os seguintes documentos abaixo:

1. Ofício da Instituição ao(à) Coordenador(a) da EFAPE, com pedido de credenciamento. Orientamos para verificarem com os representantes da Comissão de Credenciamento os dados do coordenador em exercício:

• Modelo de Oficio de solicitação de credenciamento (clique aqui);

• Modelo de Oficio de prorrogação de credenciamento (clique aqui).

2. Comprovante de idoneidade, capacidade e experiência na área educacional;

3. Cópia do estatuto da instituição ou entidade registrado em cartório;

4. Comprovação completa da capacidade jurídica e fiscal (links sujeitos a atualizações):

• Comprovante de inscrição e de situação cadastral (clique aqui);

• Certidão negativa de débitos trabalhistas ou certidão positiva de débito trabalhista com efeito de negativa (clique aqui);

• Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (clique aqui);

• Consulta de Regularidade do Empregador (clique aqui);

• Certidão negativa de débitos tributários da dívida ativa do Estado de SP e CDRA. Será necessário inserir apenas os 8 primeiros dígitos do CNPJ (clique aqui);

• Cadin Estadual (clique aqui);

• Dívida Ativa do Município (clique aqui), sendo de São Paulo deverão ser emitidas:

a. Certidão conjunta de débitos de tributos imobiliários;

b. Certidão conjunta de débitos de tributos mobiliários.

• Cadin Municipal, sendo de São Paulo (clique aqui);

• Relação de Apenados TCE SP (clique aqui);

• Sanções perante a Fazenda Estadual – sistema BEC–SP: consulta por fornecedor (clique aqui);

• Detalhamento das Sanções Vigentes do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) – (clique aqui);

• Certidão negativa de falência ou concordada – prazo máximo para liberação até 5 dias, mas geralmente é disponibilizada no mesmo dia (clique aqui).

PLANO DE TRABALHO - Orientações

A elaboração do Plano de Trabalho diz respeito única e exclusivamente ao ‘plano de trabalho da instituição’ e não dos cursos que serão ofertados, pois são processos distintos.

O envio do Plano de Curso e Regulamento serão encaminhados posteriormente à publicação do Credenciamento, em DOE, na ocasião da Autorização.

Em linhas gerais, o Plano de Trabalho objetiva conhecer um pouco sobre a empresa, possibilitando assim, o conhecimento da Comissão de Credenciamento sobre as informações necessárias para saber se a empresa terá potencialidade para atender, em suas futuras ações formativas, toda à Rede de Ensino Pública Estadual.

Dessa forma, o Plano de Trabalho da instituição deverá conter os seguintes itens:

• Objetivo (s) da instituição;

• Justificativa (s) da solicitação do Credenciamento, incluindo um breve histórico da instituição;

• A instituição deverá expressar com clareza em seu Plano de Trabalho os cursos que serão ofertados gratuitamente, ou seja, sem acarretar ônus financeiro aos servidores atendidos e nem à SEDUC-SP;

• Metas mensuráveis. Por exemplo: formar xxx servidores em xx anos;

• A instituição deverá ser capaz de atender a toda a Rede de Ensino Pública Estadual de São Paulo;

• Quadro efetivo de profissionais, contendo o nome, o cargo e uma breve qualificação dos principais profissionais envolvidos nas formações;

• Descrição detalhada dos recursos físicos e tecnológicos disponíveis;

• Etc.

O Plano de Trabalho deverá ser formalizado em papel timbrado da empresa com a assinatura do responsável da instituição (gestor do curso) ou da entidade responsável pela área de capacitação e não precisará ser o representante legal.

• Modelo de Plano de Trabalho para preenchimento (clique aqui).

Atos Normativos

O credenciamento de instituições ou entidades particulares para oferta de cursos aos profissionais da Rede Estadual Paulista fundamenta-se nos seguintes atos normativos:

• Resolução SE 62, de 11/12/2017 (clique aqui);

• Resolução SE 63, de 11/12/2017 (clique aqui);

• Portaria EFAP 21, de 21/12/2017 (clique aqui).

Entidades Credenciadas

Clique aqui e consulte as Instituições credenciadas à EFAPE.

Oferta de cursos em parceria

A realização do credenciamento será a primeira etapa para uma Instituição parceira ser apta a ofertar uma ação formativa que tenha certificação reconhecida pela SEDUC-SP, para fins de Evolução Funcional dos cursistas pela Via Não Acadêmica.

O passo seguinte ao Credenciamento, caso deferido, será a submissão da oferta do curso de interesse para avaliação da viabilidade pedagógica pela equipe SEDUC-SP.

Mediante o parecer favorável da equipe técnica SEDUC-SP, a oferta do curso será então AUTORIZADA. Essa autorização será publicada em Diário Oficial e, juntamente à publicação da homologação do curso ao seu término, determinarão o reconhecimento da SEDUC-SP para a certificação da instituição parceira.

Clique aqui para conhecer os documentos necessários para submeter um curso ao processo de autorização e homologação.

Dúvidas?

Dúvidas e demais informações sobre credenciamento poderão ser endereçadas para o e-mail institucional da EFAPE (escoladeformacao@educacao.sp.gov.br).