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CadFormação

CadFormação é o sistema da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) destinado ao cadastramento e gerenciamento das ações de formação continuada, realizadas de forma centralizada e/ou descentralizada, nas modalidades presencial, a distância (EAD) e híbridas.

Por meio do CadFormação, os órgãos centrais, as Diretorias de Ensino e as Unidades Escolares da Secretaria da Educação, poderão solicitar projetos e acompanhar todo o trâmite do processo de aprovação.

Dúvidas Frequentes

Além das dúvidas apresentadas a seguir, para apoia-lo(a) na utilização do CadFormação, estão disponíveis também o “Tutorial Sistema Cadastro de Ações de Formação” e a “Videoconferência” de apresentação do sistema.

Dúvidas Gerais
  1. Como o CadFormação deverá ser acessado?
    O acesso ao CadFormação deverá ser realizado no site da Secretaria Escolar Digital, em: https://sed.educacao.sp.gov.br . Para acesso, informe seu usuário de acesso SED (rgXXXXXXXXsp) e sua senha (a mesma para acesso ao sistema GDAE); em seguida, clique em “Acessar”
  2. Quem poderá acessar o sistema?
    Poderão acessar o sistema as Unidades Escolares, as Diretorias de Ensino e os Órgãos Centrais: Os níveis de acesso ao sistema são definidos de acordo com o cargo, e a Unidade de Alocação deve verificar se o perfil (cargo/função) do profissional está correto na SED (Secretaria Escolar Digital).
  3. Quem irá alimentar o CadFormação?
    Todos aqueles que propuserem ação formativa, seja em órgão central, DE ou UE. Todas as informa¬ções estão nos slides utilizados na videoconferência e estão disponíveis no hotsite do CadFormação, www.escoladeformacao.sp.gov.br/cadformacao, em “Modelos de Documentos para Registro” e, em seguida, “Materiais de Apoio”.
  4. Que tipo de ações deverão ser registradas no CadFormação?
    O CadFormação destina-se ao registro das ações de formação continuada dos profissionais da Edu¬cação, tais como: Conferência, Congresso, Convenção, Encontro, Fórum, Grupo de Pesquisa e Estudo, Jornada, Oficina, Palestra e Seminário.
  5. É obrigatório o uso do CadFormação ou ficará a critério do proponente realizar o registro?
    O CadFormação é o sistema para registro, gerenciamento e monitoramento de todas as ações de forma¬ção realizadas no âmbito da SEDUC-SP. Dessa forma, o registro imprescindível. Além disso, pode ser considerado um Portfólio de registro de ações, bem como um espaço digital reservado para guardar materiais em arquivos digitais, tais como: pautas, imagens, textos e atividades.
Sobre Registros de Orientações Técnicas
  1. Qual é o limite de convocação para OT no ano para professores e coordenadores?
    O procedimento deverá ser conforme as Resolução SE 62 e 63, de 11/12/2017.
  2. Caso sejam realizadas OT com PC sobre dois temas, no mesmo dia e com revezamento do público, como por exemplo: Inova e Educação Especial, deverão existir dois lançamentos, sendo um para o Inova e outro para a Educação Especial? Se sim, como a parte financeira será lançada? Serão duas vezes também? No caso de um único lançamento no item “Agrupamento”, qual será escolhido?
    Entendemos dessa forma que a convocação será por 8 horas com dois temas abordados. Para esse caso, a orientação é a seguinte: Cadastrem a OT uma única vez, registrem o revezamento no campo “Metodologia”; na sequência, selecionem o item “Não há um componente principal” e, em se­guida, “Modalidades” e “Disciplinas”. Como agrupamento, selecionem o assunto mais relevante no momento.
  3. Se alguma DE realizou uma OT, será possível registrar o cadastro atrasado?
    Sim, é possível. Deve ser justificado que o sistema estava indisponível.
  4. Como registrar as formações do Programa Escola da Família?
    As ações do PEF deverão ser registradas como Orientações Técnicas.
  5. Um evento externo, como por exemplo: palestra de um autor para DE e escolas, deve ser regis­trado no CadFormação?
    O CadFormação destina-se ao registro das ações de formação continuada dos profissionais da Edu­cação, tais como: Conferência, Congresso, Convenção, Encontro, Fórum, Grupo de Pesquisa e Estudo, Jornada, Oficina, Palestra e Seminário. Se a ação for promovida pela diretoria de ensino, esta deve realizar o registro no CadFormação. Caso seja realizada pela escola, esta será responsável pelo registro.
  6. Na aba “Documentos Anexos” não há o campo “Lista de Presença” para adicionar; não será ne­cessário? Haverá um modelo de lista de presença de OT?
    A DE deve registrar o efetivo exercício da Orientação Técnica, por isso, não é necessário registrar a lista de presença.
  7. No registro de OT como preencher o “Nome Oficial” e “Parecer”, para submeter ao aceite?
    No campo “Nome Oficial” informe o nome da OT assim como será publicado no Diário Oficial do Estado. Em “Parecer” elabore um breve texto de apresentação da OT propondo encaminhamento para consideração superior.
Sobre Registros de Cursos
  1. Podem ser contratadas pessoas para ministrar os cursos com verbas da SEDUC-SP?
    Qualquer solicitação para cursos que envolvam custos, o órgão competente da DE deve ser contatado. Na impossibilidade de solução, o contato deve ser direcionado à COFI.
  2. Qualquer professor da unidade escolar pode propor um curso para seus pares ou somente o PC e/ou o Diretor?
    Os cursos podem ser propostos por membros da Equipe Gestora das escolas e equipes da DE, e a execução pode ser feita por professores, gestores, parceiros, entre outros.
  3. As formações poderão ser ofertadas na modalidade EAD?
    Os cursos de aperfeiçoamento com no mínimo 30 horas, oferecidos pelas DE e UE, podem ser ofertados na modalidade EAD, desde que mencionados no Regulamento e no Registro do Curso.
Sobre os Relatórios
  1. Quando será necessário preencher o relatório de uma ação?
    O relatório deverá ser preenchido assim que a ação for finalizada. Ações aprovadas que não foram realizadas também deverão ter seu relatório preenchido com o motivo da não realização.

ATENÇÃO:
O “Relatório da Ação” ainda não está disponível no CadFormação (em desenvolvimento). Assim que disponível será informado aos proponentes das ações.

Dúvidas Técnicas
  1. Quais formatos de arquivos poderão ser anexados no sistema?
    A função do sistema é servir como um Portfólio, e podem ser inseridos arquivos em formatos de texto: PDF, DOC, DOCX; planilhas nos formatos: XLS. XLSX; e imagens no formato: JPEG, JPG ou PNG.
  2. Após envio do registro para instância de aprovação há como editar as informações?
    Após o envio da ação formativa para instância de aprovação, não será possível realizar alterações em seu conteúdo. Para ter novamente a permissão de edição, o proponente deverá entrar em contato com a instância de aprovação e solicitar a revisão da ação.
  3. Como realizar a postagem de ações com data de realização anterior à data de sua inclusão no sistema?
    Ao cadastrar uma ação nessa situação deverá ser preenchido o campo de justificativa, onde deverá ser registrado o motivo da postagem em atraso.
  4. É possível registrar uma ação do mesmo tipo com mesmo nome?
    O CadFormação não permite o registro de títulos duplicados. É possível diferenciar cada registro adicionando uma informação ao título, como exemplo: Eletivas – parte 1.

Modelos de Documentos para Registro

Boletins

Boletim 15 – Abertura do CadFormação para 2022
23/12/2021
Assunto: Cronograma e novidades nas datas de abertura e fechamento do sistema Cadastro de Ações de Formação (CadFormação) para o ano de 2022.
Boletim 14 – Disponibilização do sistema aos Centros e aos Núcleos da Diretoria de Ensino
26/05/2021
Assunto: Acesso aos Centros e Núcleos para postagem das ações de formação.
Boletim 13 – Modelo de Documentos para Registro: atualizações 29/04/2021
21/01/2021
Assunto: Atualização dos modelos para postagem das ações no sistema.
Boletim 12 – Abertura do CadFormação para 2021
21/01/2021
Assunto: Reabertura do sistema para postagens das ações formativas de 2021
Boletim 11 – Postagem ATPC de recuperação – janeiro/21
08/01/2021
Assunto: Abertura do sistemas para postagem das ATPC
Boletim 10 – Reabertura do sistema para postagens das ATPC realizadas em 2020
05/01/2021
Assunto: Reabertura do sistema para postagens das ATPC
Boletim 9 – Prorrogação do prazo para postagem das ATPC
21/12/2020
Assunto: Postagem das ATPC
Boletim 8 – Prazo do cadastro de Ações de Formação
11/11/2020
Assunto: Cadastro dos Projetos de 2020
Boletim 7 – Registro de ATPC no CadFormação
26/10/2020
Assunto: Registro de ATPC
Boletim 6 – Liberação do Preenchimento do Relatório da Ação
20/08//2020
Assunto: Preenchimento do Relatório da Ação
Boletim 5 – Tipos de Ação disponíveis para Cadastro
29/07//2020
Assunto: Apresentação os tipos de ação disponíveis para cadastro
Boletim 4 – CadFormação: Registro da ATPC – novo formato – Diretoria de Ensino
05/05//2020
Assunto: Novo formato para o registro da ATPC na diretoria de ensino
Boletim 3 – CadFormação: Registro das ATPC pelas escolas
03/03//2020
Assunto: Orientações sobre os registros de ATPC, Orientações Técnicas, Cursos e outras ações de formação no CadFormação, principais dúvidas pontuadas durante a videoconferência e informações sobre a organização das ATPC e a disponibilização de pautas
Boletim 2 – CadFormação: Registro das ATPC pelas escolas
19/02/2020
Assunto: Orientações e passo a passo para realizar o registro das ATPC no CadFormção
Boletim 1 – CadFormação: Abertura do Sistema para 2020
10/02//2020
Assunto: Abertura do sistema para postagem de Orientações Técnicas, Cursos e outras ações de formação
Boletim 70 – Desenvolvimento das ações em 2020
28/01/2020
Assunto: Orientações para o para o desenvolvimento de ações nas Diretoria antes da abertura. de Ensino e nas Unidades Escolares antes da abertura do sistema.
Boletim 69 – Relatórios de Orientações Técnicas/2019
27/01//2020
Assunto: Reenvio do boletim sobre a regularização de relatórios de OT pendentes
Boletim 68 – Relatórios de Orientações Técnicas/2019
16/01//2020
Assunto: Regularização de relatórios de OT pendentes
Boletim 64 – Orientações para o uso do Ofício no Cadastro de Ações
27/08//2019
Assunto: Elaboração de ofícios em formato eletrônico: orientações para utilização
Boletim 61 – Relatórios de Projetos de 2019 em Atraso
25/07/2019
Assunto: Projetos em Atraso
Boletim 60 – Relatórios de Projetos de 2018 em Atraso
25/07/2019
Assunto: Alteração de Acesso
Boletim 52 – Planilha “Relação de Cursista”: nova versão
26/03/2019
Assunto: Nova versão da planilha de relação de cursista para 2019
Boletim 51 - Abertura do CadFormação – Ano 2019 - Orientações Técnicas e Cursos
09/01/2019
Assunto: Informações sobre a abertura do sistema para postagem dos projetos
Boletim 49 - Prazos para os Projetos de 2018
12/11/2018
Assunto: Prazo do Cadastro de Ações de Formação para os Projetos de 2018
Boletim 48 - Relatórios de Projetos de 2018 em Atraso
Assunto: Relatórios de Projetos de 2018 em Atraso
Boletim 47 - Relatórios de Projetos de 2017 e 2018 em atraso
Assunto: Relatórios de Projetos de 2017 e 2018 em atraso
Boletim 44 - Relatórios de Projetos de 2017 e 2018 em atraso
Assunto: Relatórios de Projetos de 2017 e 2018 em atraso
Boletim 43 - Relatórios de Projetos 2018 em Atraso
Assunto: Relatórios de Projetos 2018 em Atraso
Boletim 41 - Orientação Técnica 2017 com relatórios em Atraso
Assunto: Orientação Técnica 2017 com relatórios em Atraso
Boletim 39 - Relatório de Projetos 2017 em Atraso
Assunto: Relatório de Projetos 2017 em atraso
Boletim 38 - Atualização dos modelos de ofício
15/05/2018
Assunto: Atualização dos Modelos de ofício para solicitação de Orientação Técnica (OT) e Cursos
Boletim 37 - Relatórios em atraso
23/04/2018
Assunto: Relatórios de Projetos de orientações técnicas do ano de 2017 em atraso