Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2025

Inscrições abertas
Carga
Horária
60 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
30 de junho de 2025
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.
Acesse

O curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2025 é uma iniciativa do Programa Alfabetiza Juntos SP, instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada aos profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino em parceria e com a colaboração da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação. Entre estas ações, temos o prazer de anunciar o lançamento do presente curso, que representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Este curso propõe reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador, abordando práticas pedagógicas, intervenções e monitoramento da aprendizagem. O curso se desenvolverá na interface entre a gestão educacional e as práticas pedagógicas, buscando garantir o aprimoramento do desempenho dos estudantes no processo de alfabetização.


Objetivos

  • Proporcionar para os professores alfabetizadores a oportunidade da formação continuada viabilizando a atuação focada no processo da construção de uma alfabetização, considerando a educação integral dos estudantes se apropriem da leitura e escrita alfabética articulado ao desenvolvimento de habilidades de leitura e em práticas diversificadas de letramentos;
  • Mobilizar e aprofundar competências e habilidades necessárias aos professores alfabetizadores, para proporcionarem qualitativamente intervenções intencionais e práticas pedagógicas atendendo a realidade heterogênea de sua sala de aula a partir de indicadores de resultado de aprendizagem.
  • SEDUC-SP (vagas ilimitadas)

Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), a saber:

  • Dirigente Regional de Ensino;
  • Supervisor de Ensino/Educacional;
  • Diretor de Escola/Diretor Escolar;
  • Vice-diretor Escolar/Vice-diretor de Escola;
  • Coordenador de Equipe Curricular;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica Geral;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento;
  • Professor Especialista em Currículo;
  • Professor de Educação Básica I – PEB;
  • Docente Responsável pela Gestão de Sala Ambiente de Leitura;
  • Professor da Sala de Recurso.

Cronograma

Período Datas
Período de Inscrição SEDUC: de 03/02/2025 até 30/05/2025
Período para Confirmação de Matrícula Até 31/05/2025
Período para Realização das Atividades de 03/02/2025 até 30/06/2025

A formação conta com 6 (seis) módulos, descritos abaixo.

ATIVIDADE CONTEÚDO CARGA HORÁRIA
Módulo 1 Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar. 10h
Módulo 2 Diagnóstico: Avaliação a serviço do planejamento 10h
Módulo 3 Agrupamento Produtivo e Modalidades Organizativas da rotina. 10h
Módulo 4 A criança como leitora: Estratégias e Práticas de Leitura. 10h
Módulo 5 Gêneros textuais: recursos potentes nas práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização 10h
Módulo 6 O desenvolvimento da fluência. 10h

Para aprovação e certificação no curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2025, o cursista deverá ter:

  • frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
  • mínimo de 75% de aproveitamento (Satisfatório) e de 0 a 74% de aproveitamento (Insatisfatório).

O certificado de aprovação no curso será emitido pela EFAPE aos profissionais que atendam os critérios de certificação definidos. É importante destacar que o certificado será emitido somente após o término oficial do curso e sua respectiva homologação no Diário Oficial do Estado (DOE).