A edição de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) será aplicada entre 22/11 e 10/12 para estudantes do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, conforme agendamento realizado pela Fundação Cesgranrio com cada unidade escolar.
A prova, que ocorre a cada dois anos desde 1990, avaliará conhecimentos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas redes de ensino de escolas públicas e particulares do país. A avaliação também contará com um questionário impresso sobre contexto e fatores socioeconômicos.
Assim como na edição de 2019, uma amostra de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental será avaliada em Língua Portuguesa e Matemática. Alguns estudantes do 9º ano também responderão a questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
As provas contribuirão para aprimorar políticas educacionais e fortalecer ações pedagógicas de garantia da aprendizagem. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, é gerado a partir dos resultados do SAEB. Para calcular o índice é necessário que 80% dos estudantes matriculados na escola participem do teste.
Para mais informações, acesse o site do SAEB.