A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) nasceu com o propósito de apoiar todos os servidores da SEDUC-SP em seu desenvolvimento profissional integral e, dessa forma, impactar a aprendizagem dos mais de 3,5 milhões de alunos da rede pública paulista.
Iniciativa pioneira no país, a EFAPE foi criada em 2009, como parte do Programa “Mais Qualidade na Escola”, com o objetivo de garantir a qualificação de profissionais para o exercício do magistério e da gestão do Ensino Básico, desenvolvendo estudos, planejamento, avaliação e gerenciamento da execução dos programas de formação, aperfeiçoamento e educação continuada.
Em 2011, a EFAPE é elevada à categoria de Coordenadoria, e em 2019, passa por nova mudança; e sua atuação é ampliada e pode abranger o atendimento de todos os servidores municipais da Educação do Estado de São Paulo.
As ações de formação da EFAPE têm o foco na prática, incorporando novas tecnologias como ferramentas de formação continuada. Seus cursos combinam o ensino a distância, por meio da transmissão de aulas e de conteúdos disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem, com atividades presenciais e em serviço, atendendo os mais de 234 mil servidores nos Quadros do Magistério, no Quadro de Apoio Escolar e no Quadro da Secretaria da Educação, presentes nos órgãos centrais e vinculados, em 91 diretorias de ensino e em 5.400 escolas.
Promover o desenvolvimento profissional dos(as) servidores(as) da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Formação Continuada, para que possam desempenhar suas atividades com maior eficiência, eficácia e efetividade, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública Paulista, com foco na Educação Integral, na redução das desigualdades educacionais e no combate ao abandono e à evasão escolar.
Ser referência nacional e internacional em Formação Continuada para os(as) profissionais da Educação Básica, de forma a promover, até 2030, a oferta de ações formativas específicas para os(as) integrantes do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE) da Seduc-SP, conforme suas atribuições.
Articulados à missão e à visão, os valores a seguir regem a atuação dos(as) servidores(as) e as ações desenvolvidas pela Escola de Formação, para que se reflitam nas formações a serem realizadas pela própria EFAPE, pelas Diretorias de Ensino e pelas Unidades Escolares.
Nesta área, você encontra nossos relatórios anuais que apresentam os destaques da nossa atuação e informações sobre as principais ações de formação ofertadas. Atuar de forma transparente é um de nossos compromissos.
O Centro de Referência em Educação Mario Covas, em seu formato original, foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Decreto nº 46.576, de 1 de março 2002, com o objetivo de ser um centro irradiador de informações relevantes e de referência educacional.
Para atingir os objetivo propostos, foram constituídas equipes multidisciplinares, que compõem, atualmente, o Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC) e o Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH). No exercício de suas funções, com o passar do tempo, o CREMC sofreu diversas mudanças na constituição de suas equipes, nos serviços oferecidos, nos espaços físicos e em relação à sua subordinação.
Desde a sua criação até 2004, ficou subordinado ao Gabinete do Secretário da Educação. A partir de 2004, por meio do Decreto estadual nº 49.304, de 28 de dezembro de 2004, passou a integrar a estrutura da antiga Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (atual Coordenadoria Pedagógica), permanecendo até 2011, quando a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo passou por uma ampla reestruturação, por meio do Decreto estadual nº 57.141, de 18 de julho de 2011, fazendo com que o CREMC passasse a integrar a estrutura da Escola de Formação de Profissionais da Educação Paulo Renato de Souza Costa.
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